Ano novo, vida nova! O que é velho, torna-se novo! É o que dizem, e como tal este ano vou voltar a escrever os Artigos e Escritos para a Miguel Skyclad’ Caos Infinito, pois já a bastante tempo que não tenho escrito nada, uma vez que tenho andado focado na parte burocrática e de gestão da Caos Infinito.
Mas se os Artigos e Escritos foram o fator mais importante que tornou a Caos na comunidade que é hoje porque não retomar? Escrever regularmente é algo de que gosto e que sinto alguma saudade, mas por mil e uma razão não tenho estado com a inspiração para o fazer.
Algo que hoje quero mudar, pois apesar de não saber com que frequência vou conseguir escrever os Artigos e Escritos, vou pelo menos e no mínimo, tentar publicar um novo artigo na primeira sexta-feira de cada mês.
Mas sem mais demoras, apresento-vos o primeiro Artigo e Escritos Caos Infinito – O que é a Gratidão? Por Hugo Ferreira


O que é a gratidão?
A palavra gratidão tem a sua origem no latim “gratia” que tem seu significado na palavra graças ou gratus que em sua tradução ao pé da letra significa agradável. Sendo assim, entende-se que a gratidão denomina-se pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo ele bom ou ruim.

Por que a gratidão não é parte de nossas vidas diárias?
Cultivar e expressar gratidão parece uma resposta humana natural. Um agradecimento ou expressar gratidão não é muito e é uma qualidade inerente aos seres humanos. Mas então, por que a gratidão não faz parte de nossas vidas diárias? Possivelmente, a razão principal é que a vida presente ou o estilo de vida está em um ritmo acelerado e, com suas muitas distrações, torna mais fácil esquecer a importância da gratidão.

Gratidão é uma atitude? Ser grato significa…
Muitos autores e “treinadores de vida” (a serio que não consigo achar piada a este termo que agora se usa) descreveram a gratidão como um sentimento natural que surge de dentro. A maioria dos outros descreve ser grato ou ingrato como uma escolha. E como uma escolha, gratidão é uma atitude ou disposição e é mais que uma resposta emocional.

A maioria das pessoas não consegue receber algo graciosamente. A ética social ensinou-nos que “dar” é importante, mas “receber” não é importante. Sim, receber não é importante, pois é algo feio. Mas receber é muito importante, pois é preciso uma certa quantidade de graça, uma certa humildade, olhando apenas para qualquer facto da nossa vida, que tudo o que vale a pena você está realmente a receber. Por exemplo, basta ver quantas pessoas e coisas estão envolvidas na criação das roupas que você está usando agora. Pessoas essas que vão desde a pessoa que plantou a semente de algodão aos milhões de organismos que estavam envolvidos no crescimento da planta, as pessoas que prepararam o algodão, desde o descaroçamento à tecelagem e à fiação, ao fabricante de roupas, agente, distribuidor e vendedor. Até mesmo a comida que você come, apenas para entrar no seu sistema, quantas vidas diferentes participaram para que isso acontecesse?

Se você está ciente disso e se você receber graciosamente, você será sobrecarregado com gratidão. A gratidão não é uma atitude; é algo que flui de você. Se é apenas uma atitude culta, não tem muita importância. As pessoas sempre lhe disseram que as palavras mágicas são “obrigada”, mas a gratidão não é cultivada; Isso acontece quando você está sobrecarregado por algo ou alguém.

Suponha que você estivesse morrendo de fome e alguém lhe desse um pedaço de pão, agora lágrimas de gratidão virão até você. Se eles tivessem-lhe dado o mesmo pedaço de pão em qualquer outro momento, mesmo que eles tivessem-lhe dado um pão inteiro, isso não significaria nada para você. Mas naquele momento de fome, você olharia para a pessoa dando-lhe o pedaço de pão com enorme gratidão porque você está sobrecarregado pela experiência. A gratidão não precisa necessariamente encontrar expressão na forma de eloquência, pode ser apenas um olhar, um toque, uma lágrima.

Tudo na existência é de alguma forma colaborando para mantê-lo vivo e bem. De sua respiração, para a comida que você come, para o sol nascendo e se pondo. Se você é capaz de olhar através de apenas uma cadeia de eventos, você não poderia deixar de ser preenchido com gratidão por todas as pessoas e coisas envolvidas.

Então, se você vê como a vida está acontecendo, você não pode deixar de ser grato? Só se você estiver vivendo descaradamente, pensando que você é o rei deste planeta, você vai perder tudo, você vai perder todo o processo da vida. Caso contrário, tudo irá sobrecarregar você. E se você está sobrecarregado com gratidão, você está em um estado extremamente bom de recetividade.

Todo o processo do ioga e de outras formas meditativas é torná-lo recetivo de formas mais profundas e profundas – formas que não estão na sua atual experiência de vida. Esse é o único objetivo. Ser sobrecarregado com gratidão é uma maneira muito bonita de ser recetivo. Pode abrir as pessoas de certas maneiras. A parte mais difícil de trabalhar com pessoas no caminho espiritual é torná-las recetivas. Se eles trabalhassem em sua própria capacidade de receber, então dar a eles o que é necessário seria muito simples. Se alguém está com fome, não é difícil fazê-lo comer. Mas para deixá-lo com fome, isso é um trabalho difícil.

O próprio processo da vida é um fenómeno constante de recebimento. Você não tem nada de seu para dar. Receber é tudo que você pode fazer. Receba graciosamente e compartilhe, pois isso é tudo que existe.

Leis da gratidão que vão mudar sua vida

  1. Quanto mais você está em um estado de gratidão, mais vai atrair coisas pelas quais ser grato
    Seja grato pelo que você tem, e vai acabar tendo mais. Foque sobre o que você não tem, e nunca terá o suficiente.
  2.  Ser feliz nem sempre vai-te fazer grato, mas ser grato sempre vai-te fazer feliz
    É quase impossível apreciar um momento sinceramente e olhar severamente ao mesmo tempo. Ser feliz agora não significa que você não deseja mais, significa que você é grato pelo que tem e paciente para o que ainda está por vir.
  3.  Gratidão fomenta o verdadeiro perdão, que é quando você pode sinceramente dizer: “Obrigado por essa experiência.” 
    Não faz sentido, condenar ou lamentar uma lição de vida importante. Gratidão traz um sentido para o ontem, paz para o presente, e cria uma visão positiva para o amanhã.
  4.  Você nunca precisa mais do que tem em um dado momento 
    Tem sido dito que a mais elevada forma de oração é dar graças. Em vez de orar “para” as coisas, dê graças por aquilo que você já tem. Quando a vida lhe dá toda a razão de ser negativo, pense em uma boa razão para ser positivo. Há sempre algo pelo qual ser grato.
  5.  A gratidão inclui tudo 
    Dias bons dão-lhe felicidade e dias ruins dão-lhe sabedoria. Ambos são essenciais. Porque todas as coisas têm contribuído para o seu avanço, você deve incluir todas as coisas em sua gratidão. Isto é especialmente verdadeiro em seus relacionamentos. Nós nos encontramos com pessoas comuns em nossas vidas; mas se você lhes der uma chance, todas elas têm algo importante para lhe ensinar.
  6.  O que você tem para ser grato no presente, muda 
    Seja grato por tudo que você tem agora, porque nunca sabe o que acontecerá em seguida. O que você tem acabará por ser o que você tinha. A vida muda a cada dia, e suas bênçãos irão gradualmente mudar junto com ela
  7.  A mente grata nunca toma coisas como garantidas
    O que separa privilégio de benefício é a gratidão. A circunstância (ou pessoa) que você toma por garantida hoje pode vir a ser a única da qual você precise amanhã.
  8.  Enquanto você expressa sua gratidão, não deve esquecer que a maior valorização não é simplesmente proferir palavras, mas vivê-las diariamente
    O que mais importa não é o que você diz, mas como você vive. Não basta dizer que, mostre. Não basta prometer, prove.
  9.  Gratidão inclui retribuição 
    Na agitação da vida quotidiana, quase não percebemos que recebemos muito mais do que damos, e a vida não pode ser rica sem essa gratidão. É tão fácil superestimar a importância de nossas próprias conquistas em comparação com o que temos com o auxílio de outros.
  10.  A maior homenagem às pessoas e circunstâncias que você perdeu não é tristeza, mas a gratidão 
    Só porque alguma coisa não durou para sempre, não significa que não foi o maior presente que se possa imaginar. Seja grato porque seus caminhos se cruzaram e por ter tido a oportunidade de experimentar algo maravilhoso.
  11.  Para ser verdadeiramente grato, você deve estar realmente presente
    Conte as bênçãos em sua vida, e comece com a respiração que está a realizar neste momento. Muitas vezes esquecemos que o maior milagre não é andar sobre a água. O maior milagre é caminhar sobre a terra verde, habitando profundamente no momento presente, apreciando-o e sentindo-se completamente vivo.
  12.  Abandonar o controlo multiplica o potencial de gratidão 
    Às vezes, investimos muita força para tentarmos controlar cada aspeto de nossas vidas que completamente nos perdemos no caminho. Aprenda a deixar ir, a relaxar um pouco e pegar o caminho que a vida leva até você às vezes. Tente algo novo, seja destemido, mas acima de tudo, faça o seu melhor e fique bem com isso. Abandonar expectativas desnecessárias permite que você realmente experimente o inesperado. E as maiores alegrias na vida são muitas vezes as surpresas inesperadas e oportunidades que você nunca previu.

E você meu caro leitor, pelo que você é grato hoje? Como a gratidão afeta a sua vida? Deixe um comentário abaixo e compartilhe seus pensamentos!

Deixe uma resposta