A Planta de Abre Caminhos ou também conhecida como a de Quebra Demanda (Brasil), é originária de África, onde desde já há muito era cultivada pelas populações locais e as suas Folhas bastante apreciadas pelas suas qualidades Terapêuticas e Místicas.

Torna-se conhecida no Brasil e pela restante América do Sul, através dos Escravos negros Africanos que vinham vindo a ser capturados e trazidos desse Continente para estas novas colónias no Novo Mundo, pertencentes nessa altura aos reinados de Portugal e Espanha; e que estes acabavam também por levarem consigo todo um conhecimento ancestral de Cultos; Religiões; e de todo um Misticismo pagão, originários das suas terras africanas.

As utilidades desta planta na medicina tradicional e no mundo místico:

Infusões (Chás):

  • A Planta de Abre Caminho ou Quebra Demanda na sua totalidade, não serve para se fazer Infusões ou Chás, pois tem níveis elevados de toxicidade por ingestão.
  • Defumações:

  • Utilizar as Folhas, Secas e Rasuradas; ou em Pó, num recipiente que consiga aguentar o calor e o quente (Barro ou Metal), junto com algo que faça a sua combustão, normalmente usa-se o Carvão Litúrgico.
  • Seguindo as antigas tradições, sugere-se a fazer este processo por uma Novena (9 dias), ao qual durante essa Defumação se deve orar ou rezar (independentemente do seu credo), uma Oração que lhe faça sentido para esse momento; ou então estar sintonizado mentalmente num Pedido formulado por si.

    Banhos de Ervas (Limpeza Energética):

  • Se utilizar as Folhas, Secas e Rasuradas, pode a usar num Banho de Imersão, onde previamente a deve ferver por 3 a 5 minutos num 1 litro de água, e depois de coado e o líquido obtido estiver mais arrefecido, juntar à água desse banho. Deve-se aguardar com o corpo imerso, no mínimo por 5 a 7 minutos, nessa água.
  • Se for um Banho de Chuveiro, o processo é o mesmo, apenas se acrescenta num recipiente um pouco mais de água ao líquido obtido da fervura; e com uma esponja ou um pano se vai molhando todo o corpo, do pescoço para baixo – à excepção da Cabeça.
  • NOTA: Se utilizar as Folhas Frescas, todo o processo é também o mesmo, menos a fervura destas.

    Deixe uma resposta